terça-feira

‘Capitu’ chega à televisão em versão pop'


A partir desta terça-feira (9), o público poderá conhecer o lado pop de Machado de Assis, com a estréia da minissérie “Capitu”, que vai ao ar na TV Globo. Com cinco capítulos, a minissérie é uma adaptação de “Dom Casmurro”, clássico da literatura brasileira.

Para o diretor de “Capitu”, Luiz Fernando Carvalho, o desafio foi transformar a obra do escritor em um programa atraente para os jovens. “O texto é Machado de Assis vírgula por vírgula, mas queria acabar com o preconceito que os jovens têm em relação a esse autor, só porque ele costuma ser empurrado pela goela abaixo nas escolas. Quero mostrar que Machado está vivo e é pop”, diz o diretor. A estratégia de Carvalho foi investir em uma trilha sonora regada a rock e pop, com canções que vão da banda de rock clássico Black Sabbath à banda de folk rock Beirut, passando por Manacá, banda independente da atriz Letícia Persiles, que interpreta a jovem Capitu na trama. “Usei o rock com o desejo de atrair a garotada. O Machado ficaria muito feliz se pudesse ser entendido pelos jovens”, afirma o diretor.

Para o visual, Luiz Fernando Carvalho escolheu um universo de ópera rock, lembrando seqüências do filme “Moulin Rouge”, estrelado por Nicole Kidman. “Acredito na televisão feita com qualidade. Neste país, infelizmente, o nível educacional e cultural tem sido rebaixado barbaramente pela indústria cultural, que só se interessa pela consagração imediata e pelo consumo”, afirma. “Eu corro na contramão”, completa o diretor.
Cenário e elenco

Com orçamento total de cerca de R$ 5 milhões, a minissérie foi gravada quase inteiramente no Automóvel Club do Brasil, um antigo palácio localizado no Centro do Rio, e faz parte do projeto Quadrante, iniciado por “A pedra do reino”.

“O velho palácio em ruínas passou a representar um pouco da alma da história de Dom Casmurro”, diz Carvalho, que escalou um elenco quase todo desconhecido do grande público. Apenas Maria Fernanda Cândido, que interpreta Capitu adulta, e a veterana Eliana Giardini, que vive a mãe do protagonista, aparecem como exceções numa lista de nomes que vêm em sua maioria do teatro.

É o caso de Michel Melamed, que protagoniza a minissérie na pele de Bentinho, também interpretado por César Cardadeiro, em versão jovem. Melamed conta que emagreceu cerca de 20 quilos para encarnar o narrador, um tipo definido pelo ator como um “velho atormentado por lembranças, quase um fantasma”. “Quando você está apaixonado por um trabalho faz qualquer coisa”, diz.

"Gosto de trabalhar com atores que são excluídos da grande mídia. A gente está acostumado a ver sempre as mesmas caras, mas a verdade é que existe uma enorme quantidade de talentos desperdiçados por aí", afirma o diretor.

3 comentários:

Mad Cientist disse...

Há muito tempo espero por isso.

quero só ver a cena em que Bentinho acha o filho parecido com Escobar.

Fabrício Haddad disse...

Quando li pela primeira vez, achei um saco.

8 anos depois, li pela segunda vez e achei fantástico.

Vejamos o versão televisiva...

- disse...

Vai ser um lixo.
Pode apostar.
Como transformar um clássico aberto com mais de 5 interpretações possíveis em uma minissérie? Ainda mais pela TV Bobo. Coitado do Machado.