quinta-feira

Crise mundial derruba confiança dos investidores do Vale Silício


O Índice de Confiança dos Investidores de Risco do Vale Silício registrou a sexta queda consecutiva e atingiu no terceiro trimestre deste ano 2,89 pontos (contra 3,07 pontos no trimestre anterior), em uma escala de zero a cinco pontos. Trata-se da menor taxa desde que a pesquisa começou a ser realizada, em 2004.

De acordo com o estudo, feito com 33 investidores do Vale do Silício, região dos Estados Unidos onde ficam importantes empresas do setor, a crise financeira internacional, que afeta principalmente a economia norte-americana, está prejudicando os investimentos em pesquisa e tecnologia por parte das empresas.

Esse tipo de investidor é importante para o mercado de tecnologia, pois financia empresas promissoras, que precisam de investimento para crescer. O Sequoia Capital, por exemplo, está por trás do sucesso de Google e Yahoo!, entre outras.

O levantamento é feito desde o primeiro trimestre de 2004 por Mark Cannice, professor da Universidade de San Francisco. O índice apurado com 33 investidores da região registrou o pico de otimismo no primeiro trimestre de 2007, quando atingiu 4,38 pontos. O resultado de 2,89 registrado no terceiro trimestre deste ano mostra a primeira vez que o índice fica abaixo de 3 pontos.

"A deterioração sem precedentes das condições macroeconômicas e o conseqüente impacto sobre o modelo de negócio levou o investidor de risco à menor confiança", afirmou Cannice, em nota.

De acordo com um representante da Capital Vision, Dan Syrrist, os investimentos em fundos para o Vale do Silício "estão congelado devido às incertezas". Já Igor Sill, da Genebra Venture Partners, afirma que os investimentos estão apertados e as aplicações com fraco rendimento deverão ser encerradas.

Para a Universidade de San Francisco, será difícil sair desse cenário de pessimismo.

Nenhum comentário: